Os impactos de uma implantação de software em produção

DevOps

Continuous Integration

Continuous Delivery

O que é DevOps?

DevOps é um modelo de alta performance que aumenta a capacidade da sua empresa construir, testar, modernizar e colocar em produção software / aplicações / serviços.

Em algumas empresas mais “antiquadas” ainda é necessário escalar as equipes de TI para trabalhar durante a madrugada, como uma alternativa para minimizar os impactos de uma implantação de software em produção. Outras nem se preocupam com o fato da sua aplicação apresentar defeitos em “horário comercial” e bem na mão do cliente (na foto).

Existem vários exemplos de software que apresentaram defeitos em produção e geraram custos altos e má reputação para os negócios de empresas que não investiram ou investiram pouco na estruturação dos times de desenvolvimento. Isto porque nunca ouviram falar em DevOps ou simplesmente, consideram este modelo uma mera burocracia e/ou investimento desnecessário.

Sem DevOps essas empresas estão suscetíveis a erros e a lentidão dos processos manuais, trabalhosos e retrabalhosos que dependem da atuação sinérgica de vários profissionais ao mesmo tempo, quando precisam integrar todas as alterações realizadas em um projeto e distribuir um novo serviço.

Quando ouvir falar em DevOps  imagine um processo auditado e simplificado, em que uma sequência é criada para garantir a homologação ágil e eficiente das etapas de desenvolvimento, o bom funcionamento das integrações e a qualidade das versões de um código até que ele chegue ao seu ambiente de distribuição. Isto impede que um commit qualquer e/ou danoso acabe em produção.

Falar em DevOps  significa a criação de integrações eficazes entre equipes, sistemas e ferramentas, apoiadas na cultura das melhores práticas de desenvolvimento ágil e seguro, que vão possibilitar, uma ou mais vezes por dia, com 1 simples apertar de um botão, a integração ágil e segura de todas as alterações realizadas pelos desenvolvedores envolvidos no projeto - mesmo em horário comercial.

Ficou claro então que DevOps  é um modelo de desenvolvimento contínuo que envolve pessoas, processos, ferramentas e também automações e sequências contínuas de testes, e que é conhecido por 2 termos populares: “Integração Contínua” e “Entrega Contínua”, na tradução para “Continuous Integration” e “Continuous Delivery”CI/CD.

ciclo-devops-ESX-CI/CD-integração-contínua-e-entrega-contínua

Integração Contínua, Desenvolvimento Contínuo, Segurança Integrada e Entrega Contínua de valor

Chamamos de “entrega contínua de valor” a integração do ciclo de desenvolvimento ponta-a-ponta, ágil e fluido, que envolve o contato tanto com a equipe de desenvolvimento, operação e segurança, quanto com clientes. Seja num ambiente de desenvolvimento, para testes ou em produção, nele o foco está direcionado para a redução do tempo e a qualidade dos ciclos de entrega, priorizando as essenciais e que resolvam as questões mais urgentes do cliente. Tudo isso, levando em consideração a adoção, permanência e cobrança dos protocolos de segurança em todas as áreas e níveis da sua organização, auxiliando a tomada de decisões seguras sejam em padrões de codificação ou em níveis de acesso concedidos a colaboradores, parceiros e clientes da sua empresa.

devops-esx-securityesx-securitydevops

Desenvolvimento Seguro

Com o auxílio das práticas e ferramentas adequadas é possível integrar segurança em todo o ciclo de desenvolvimento, combater ameaças e manter os ambientes tecnológicos da sua empresa sempre protegidos.

Como inciar em DevOps ?

As empresas investem pouco ou nada nestes mecanismos e acabam gastando muito mais tempo e dinheiro corrigindo todos os defeitos do software que distribuíram com baixa qualidade.

Sem DevOps  as empresas passam mais tempo corrigindo bugs em produção  e menos construindo novos serviços e funcionalidades para suas aplicações, por exemplo. Fazem isso, inclusive, no momento que o seu usuário tentou utilizar o serviço e não conseguiu - será que ele vai voltar?

A ESX é mais do que uma “intérprete” da cultura DevOps, nós “compomos” a nossa própria metodologia, que é orientada por/para a ativação de 30 capacidades essenciais no ciclo de Desenvolvimento, partindo de uma implementação por etapas que entendem as necessidades reais e mais urgentes da sua empresa, software e aplicações, respeitando todos os componentes e dependências homologadas pela sua organização.

Estamos falando em configurar todo o seu ambiente e orientar as equipes da forma que seja mais adequada ao projeto, levando em consideração vários critérios do ciclo de desenvolvimento para a priorização de ações e para que essas novas funcionalidades implementadas sejam seguras e devidamente distribuídas.

Implantação DevOps

Iniciamos com a análise dos sistemas no ciclo de desenvolvimento e suas interações. Vários aspectos da cadeia de valor serão levados em consideração ao priorizar as ações mais cruciais.

Mapeamento de Necessidades por Sistema

Para que os objetivos DevSecOps sejam alcançados, vamos mapear todas as necessidades dos sistemas priorizados e iniciar a projeção dos novos processos e automações.

Ativação de Capacidades DevOps

Com experiência e conhecimento elegemos as 30 capacidades essenciais para a entrega de valor contínuo em todo o ciclo de desenvolvimento. Nossa forma de atuação é orientada por/para esse escopo de otimizações.

Existe uma forma de iniciar rápido e começar a experimentar todos os benefícios de DevOps

A ideia é automatizar todo o ciclo de desenvolvimento de 1 aplicação ou software para que, com bastante frequência, uma ou mais vezes ao dia, seja possível integrar todas as alterações de todos os desenvolvedores envolvidos no projeto e realizar um teste geral – dessa forma, os erros ocultos são evitados e/ou corrigidos a tempo de se tornarem maiores e mais complexos

Este é um modelo de automação seguro e com alta performance, que pode ser implementado em até 1 semana e não custa muito.

Comece uma Consultoria DevOps

Oferecemos um modelo de alta performance que aumenta a capacidade da sua empresa construir, testar, modernizar e colocar em produção software / aplicações / serviços.

Com as práticas e ferramentas adequadas, processos bem projetados e automações eficazes, é possível integrar desenvolvimento, infraestrutura, operação e segurança ao mesmo tempo para a entrega de valor contínuo:  resultados muito mais ágeis e assertivos, em ambientes altamente seguros.

A cultura DevOps transforma ambientes corporativos e orienta suas equipes de desenvolvimento a atuarem de forma integrada, eliminando dependências, para desenvolverem software e fornecerem novos recursos para as suas aplicações com muito mais eficiência: rapidez, segurança e qualidade.