Segurança aplicada em DevOps: Desenvolvendo software e aplicações mais seguras

DevOps

Segurança

Desenvolvimento

A cultura DevOps é o novo padrão de desenvolvimento, que integra a equipe de Segurança da TI às de Desenvolvimento e Operação.

Antigamente a segurança era tratada como um fator isolado, no final do ciclo de vida de uma aplicação e/ou software, mas agora deve ser tratada como parte essencial do ciclo, e uma responsabilidade compartilhada entre os times. Uma prioridade do ínicio (na concepção de um projeto), meio (durante todas as etapas de desenvolvimento), ao fim (na distribuição de um serviço para o cliente final).

Tudo isto, envolvendo a implementação de processos e práticas, a utilização de ferramentas adequadas e principalmente automações eficazes.

DevOps é uma cultura concentrada na criação de um alicerce de segurança para o ciclo de desenvolvimento.
Uma nova mentalidade sobre como as pessoas do seu time trabalham com a máxima atenção nas consequências das suas ações, na segurança dos seus ambientes e a qualidade dos códigos que integram e distribuem.

Um “método” para integrarem todas as medidas essenciais de segurança no ciclo de desenvolvimento com a mínima interrupção das operações, para manter a agilidade e frequencia das entregas – características promovidas por todas as estruturações realizadas com DevOps. 

Trata-se de tentar automatizar as principais tarefas de segurança, incorporando controles e processos de segurança no início do fluxo de trabalho do DevOps (em vez de ser aparafusado no final). Por exemplo, esse pode ser o caso ao migrar para microsserviços, criar um pipeline de CI / CD, automação de conformidade ou simplesmente testar a infraestrutura de nuvem.

Por que DevOps é importante?

A infraestrutura de TI passou por grandes mudanças nos últimos anos. A mudança para provisionamento dinâmico, recursos compartilhados e computação em nuvem gerou benefícios em torno da velocidade, agilidade e custo de TI, e tudo isso ajudou a melhorar o desenvolvimento de aplicações.

A capacidade de implantar aplicações na nuvem melhorou a escala e a velocidade, a mudança para as metodologias ágeis e do DevOps (e, com isso, entrega contínua), tornando o aplicativo "big bang" uma coisa do passado. Em particular, o DevOps - o princípio de integrar operações de desenvolvimento e TI sob um "único guarda-chuva automatizado" - ajudou em tudo, desde lançamentos de recursos mais frequentes até maior estabilidade de aplicativos.

"O DevSecOps se tornou uma segunda natureza para empresas ágeis e de alto desempenho e uma base para o sucesso de seus negócios online".

"A mudança contínua na tecnologia e na demanda do consumidor significa que há um ciclo contínuo de atualizações que manterão um conjunto muito variado de funções, desde o tempo de upload da página até os recursos de compras e pesquisa atualizados e funcionando da melhor forma possível."

“No entanto, a segurança das aplicações foi principalmente uma reflexão tardia e, às vezes, vista como um obstáculo para permanecer à frente da concorrência”, diz Pascal Geenens. “Dada a dependência dos aplicativos para manter as operações em execução, ignorar a segurança deve ser considerada uma estratégia de alto risco - um ataque distribuído ou permanente de negação de serviço pode facilmente derrubar seu négocio. O movimento DevOps foi projetado para mudar isso.”

Benefícios em DevOps

*Os benefícios são simples: mais automação desde o início reduz a chance de má administração e erros, o que geralmente leva a tempo de inatividade ou ataques. Essa automação também reduz a necessidade de arquitetos de segurança configurarem manualmente os consoles de segurança.*

Ciclo DevOps ESX

Ciclo DevOps - Security Framework by ESX - Continuous Integration, Delevery e Deployment com segurança integrada.

"DevOps deveria ser sobre recuperar a segurança no ciclo de vida ou, como foi descrito: 'mudar a segurança para a esquerda'", diz Daniel Cuthbert, chefe global de pesquisa em segurança cibernética do Santander. “A segurança é vista como o firewall tradicional da inovação e geralmente tem uma conotação negativa. Com a mudança da segurança, o objetivo é ajudar a criar coisas inovadoras e também seguras. Se acertarmos, podemos começar a reverter essa imagem atualmente enfrentada por todos em segurança.”

DevSecOps é um modelo saudável que assume que todos são responsáveis ​​pela segurança. Não é possível que uma equipe implante um aplicativo e o entregue a outra equipe para se preocupar com a segurança. Os dois devem ser determinados e implementados juntos. Isso levou à criação de ferramentas e técnicas que visam fornecer segurança aprimorada em vários estágios da cadeia DevOps

Por que as empresas mais inovadoras do mundo adotam DevOps?

As empresas com maior sucesso no mundo são aquelas com a capacidade de inovar e criar mais rápido soluções que atendam bem os anseios e as necessidades do consumidor. Com a necessidade de fazer isto mais rápido, melhor e com maior recorrência, optaram por implementar a “Cultura DevOps em seus times de tecnologia.

Todas as estruturações de DevOps farão a sua empresa desenvolver e modernizar software e/ou aplicações com muito mais agilidade, qualidade e segurança.  A implementação das suas capacidades aumentarão a performance dos seus times de tecnologia quando precisarem integrar novas funções em suas aplicações e disponibilizar novos serviços para seus consumidores, para inovar, atender bem, e superar concorrência que oferece o mesmo tipo de serviço. Tudo isto, ao mesmo tempo que mantém seus ambientes em produção, estáveis e principalmente seguros.