O que é - Por que o Azure AKS (Kubernetes Service) é tão valioso?

DevOps

Kubernetes

Azure

Benefícios de uso - Azure AKS (Azure Kubernetes Services)

Kubernetes é uma abordagem moderna que está rapidamente se tornando a metodologia padrão para gerenciar cloud-native-applications e orquestrar containers em um ambiente de produção. O Serviço de Kubernetes do Azure (AKS) reuniu soluções que permitem aos clientes criarem clusters de Kubernetes totalmente gerenciados com rapidez e facilidade.

O AKS é um serviço de orquestração de containers totalmente gerenciado de código aberto, o qual está disponível na nuvem pública do Microsoft Azure que pode ser usado para implantar, dimensionar e gerenciar containers Docker e aplicativos baseados em containers em um ambiente de cluster.

O Serviço Kubernetes do Azure oferece provisionamento, dimensionamento e atualizações de recursos conforme o requisito ou a demanda, sem nenhum tempo de inatividade no cluster Kubernetes, e o melhor do AKS é que você não precisa de conhecimento e experiência profunda em orquestração de contêiner para gerenciar o AKS.

O AKS é certamente uma plataforma ideal para desenvolvedores construírem seus aplicativos modernos usando o Kubernetes na arquitetura do Azure, onde as instâncias de Container do Azure (ACI) são a escolha certa para implantar containers na nuvem pública, facilitando a vida e ajudando a reduzir o estresse dos desenvolvedores para implantar e executar seus aplicativos na arquitetura Kubernetes.

Benefícios e Vantagens do Serviço Kubernetes do Azure

No momento, o Azure AKS está competindo com o Amazon Elastic Kubernetes Service (EKS) e com o Google Kubernetes Engine (GKE). Ele oferece vários recursos, como criar, gerenciar, dimensionar e monitorar Clusters do Kubernetes do Azure, atraentes para os usuários do Microsoft Azure. Dentre as principais vantagens oferecidos pelo AKS:

Utilização eficiente de recursos: o AKS é totalmente gerenciado e oferece fácil implantação e gerenciamento de aplicativos em contêineres com utilização eficiente de recursos que provisiona elasticamente recursos adicionais sem a dor de cabeça do gerenciamento da infraestrutura Kubernetes.

Desenvolvimento mais rápido de aplicativos

Os desenvolvedores passaram a maior parte do tempo na correção de erros. O AKS reduz o tempo de depuração ao lidar com patches, atualizações automáticas e autocorreção e simplifica a orquestração de containers. Definitivamente economiza muito tempo e os desenvolvedores se concentrarão no desenvolvimento de seus aplicativos, mantendo-se mais produtivos.

Segurança e conformidade

A segurança é um dos aspectos mais importantes dos aplicativos e negócios modernos. O AKS se integra ao Azure Active Directory (AD) e oferece acesso sob demanda aos usuários para reduzir ameaças e riscos. O AKS também é totalmente compatível com os padrões e requisitos regulamentares, como controles de sistema e organização (SOC), HIPAA, ISO e PCI DSS.

Desenvolvimento e integração mais rápidos

O Serviço de Kubernetes do Azure (AKS) oferece suporte a atualizações automáticas, monitoramento e dimensionamento e ajuda a minimizar a manutenção da infraestrutura que leva ao desenvolvimento e integração comparativamente mais rápidos. Ele também suporta o provisionamento de recursos de computação adicionais no Serverless Kubernetes em segundos, sem se preocupar em gerenciar a infraestrutura do Kubernetes.

*A ESX é uma grande parceira da Microsoft no Brasil e a empresa de tecnologia brasileira mais qualificadas para prestar suporte do serviço de Kubernetes. Fale conosco!*

Artigo traduzido e adaptado de Cloudacademy por Rafael Fontes – Head of security ESX.